A plagiocefalia posicional é caracterizada pelo achatamento de um dos lados do crânio, na sua porção posterior. Esse tipo de deformidade craniana vem aumentando nos bebês após a década de 90, após a campanha “BACK TO SLEEP”. Nessa época, dados epidemiológicos da Europa e da Austrália relacionaram a Síndrome da Morte Súbita do Lactente à posição pronta durante o sono. Em resposta, a American Academy of Pediatrics lançou medidas que visavam diminuir a incidência da morte súbita.
Segundo a campanha, o bebê deve dormir apenas de barriguinha para cima. Os resultados foram um sucesso: houve uma redução de 70% no número de mortes súbitas. Porém, concomitantemente houve um acréscimo alarmante das assimetrias cranianas.
O que pouca gente sabe é que essa recomendação é válida para quando os bebês estão dormindo SEM SUPERVISÃO. Se estiverem sendo assistidos, os bebês podem e devem dormir de outras maneiras.
A assimetria craniana possui uma evolução benigna, na maioria das vezes e sua prevenção é simples! Confira algumas dicas:
1) Praticar o Tummy Time: Posicionar o bebê com a barriga para baixo, sob supervisão, diversas vezes ao dia. O bebê deve dormir de barriguinha para cima e brincar de barriguinha para baixo.
2) Não deixar o bebê em uma mesma posição por muito tempo;
3) Evitar cadeirinhas de descanso;
4) Evitar bebê conforto e carrinho, usar apenas para transporte do bebê;
5) Cuidado com excesso de charutinho;
6) Utilizar o canguru ou sling.
7) Alternar o lado da cabeça do bebê durante as dormidas. Cada soneca com a cabeça virada para um lado.
É importante ressaltar que o acompanhamento pediátrico do bebê é fundamental. Se você precisa de ajuda, entre em contato conosco e iremos avaliar o seu bebê e determinar o melhor curso de tratamento!